Os 6 Vestibulares mais concorridos do Brasil

O vestibular é um exame aplicado pelas instituições de ensino superior para a admissão de alunos em cursos superiores. A palavra vem do Latim, vestibulum, e significa “começo, entrada”. Constituído por provas classificatórias de matérias diversas, o processo seletivo funciona como um dos principais meios de seleção dos candidatos.

O exame vestibular pode ser aplicado por instituições públicas e particulares. Geralmente as universidades públicas são as mais concorridas. Em alguns deles, o número de alunos que concorrem por uma vaga pode ser muito elevado, aumentando a dificuldade de acesso.

Confira abaixo os vestibulares mais disputados em nosso país e veja também um pouco da história dos mesmos. Acompanhe.

Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA)

ITA

A prova para o ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica é divida em quatro etapas e é, em sua maioria, focada nas disciplinas de matemática, química e física. Mas não é só o conteúdo aplicado que é difícil, o número de concorrentes para as vagas disponibilizadas também também ajuda a aumentar a dificuldade do processo seletivo do ITA. Em uma de suas últimas edições o números de inscritos chegou a cento e cinquenta mil, que concorriam para cerca de 150 vagas na instituição.

Fuvest – Universidade de São Paulo (USP)

FUVEST

Umas das instituições de mais renome do estado de São Paulo, a USP – Universidade de São Paulo – também possui um dos processos seletivos mais difíceis em território nacional e é referência em diversos cursos e formações. Seu vestibular é realizado através da Fuvest, a Fundação Universitária para o Vestibular, organização autônoma responsável pela elaboração e aplicação da prova, que é dividida em duas etapas. Para a USP o número de candidatos chega à quase 140 mil, que disputam cerca de 9 mil vagas. A Universidade de São Paulo tem 229 opções de cursos.

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Puc-RJ)

PUC RIO

O fato de ser uma instituição de ensino privada não desmerece nem um pouco o alto nível de qualidade dos cursos oferecidos pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, a PUC-RJ. Ela está entre as 20 melhores instituições de ensino do Brasil e tem um dos vestibulares mais concorridos também, com candidatos que disputam vagas em mais das 130 áreas de especialização oferecidas.

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

UNESP

Com excelente qualidade de ensino a Universidade Estadual Paulista, a UNESP, se destaca como uma das instituições mais procuradas, e consequentemente, mais concorridas. Ela é bastante conhecida também pelo seu curso de Medicina e recebeu em seu último vestibular cerca de 130 mil candidatos.

Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

UNICAMP

O processo seletivo para o ano de 2016 da Universidade Estadual de Campinas, a UNICAMP, recebeu cerca de 78 mil candidatos. A instituição é uma das mais procuradas no interior paulista e oferece cursos de alta qualidade (são quase 70) em diferentes áreas e para quase 17 mil alunos.

Universidade Federal do Rio de Janeiro

UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, conta com 29 unidades, 139 cursos de graduação e também é bastante procurada para cursos de mestrado e doutorado, seu último vestibular contou com cerca de 139 mil inscritos e a alta qualidade dos cursos oferecidos faz a instituição figurar entre umas das melhores e mais concorridas universidades nacionais.

Alguns outros programas também facilitam o acesso de jovens estudantes à Universidades Federais e Particulares, sendo o Fundo de Financiamento Estudantil um dos principais deles, portanto, você já pode ficar ligado para participar das inscrições FIES 2020.


Comece agora mesmo a se preparar para um dos vestibulares listados acima e aumente as chances de conseguir a sua aprovação. Em caso de maiores dúvidas a respeito do assunto, basta deixar um comentário abaixo e aguardar que responderemos assim que possível. Obrigado e boa sorte!